Sonho

Sonhos

O sonho é uma experiência que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolva religião, ciência e cultura. Para a ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente, durante nosso período de sono. Recentemente, descobriu-se que até os bebês no útero têm sono REM (movimento rapidos dos olhos) e sonham, mas não se sabe com o quê. Em diversas tradições culturais e religiosas, o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da consciência.

Na psicologia: Os sonhos seriam uma demonstração da realidade do inconsciente. Sendo estudados corretamente pode-se descrever, ou melhor, conhecer o momento psicológico do indivíduo. Fazendo uma analogia séria como uma "fotografia" do inconsciente. Por isso, o sonho sempre demonstra aspectos da vida emocional. Os sonhos têm uma linguagem própria. Sua linguagem são os símbolos. Para entender seus variados conteúdos, temos que estudar os símbolos. Utilizando-se do conceito de "complexos" e do estudo dos sonhos e de desenhos, passou a se dedicar profundamente aos meios pelos quais se expressa o inconsciente. Em sua teoria, enquanto o inconsciente pessoal consiste fundamentalmente de material reprimido e de complexos, o inconsciente coletivo é composto fundamentalmente de uma tendência para sensibilizar-se com certas imagens, ou melhor, símbolos que constelam sentimentos profundos de apelo universal, os arquétipos.

O Sonho e o Sono REM: Existem outras correntes, que vêem o sonho de modo diverso. Os neurocientistas, de modo geral, afirmam que o sonho é apenas uma espécie de tráfego de informação sem sentido que tem por função manter o cérebro em ordem. Essa teoria só não explica como esses enredos supostamente desconexos são responsáveis por grandes insights, como em Thomas Edison, por exemplo. Existem muitos outros casos de sonhos reveladores em várias áreas da ciência e da arte, que todavia não impedem que os sonhos sirvam também para recuperar a saúde do organismo e do cérebro.

(Texto acima > Wikipédia, revisado by Flah Oliveira)


- Dormindo ou Acordado, sonhar é o que importa. Aqueles sonhos mais doces e mais lindos, que as vezes dá vontade de tirar foto, para guardar de lembrança (ah, se fosse possível). Quando sonhamos, com aquilo que desejamos de todo o coração, é tão bom...ao acordar aquela sensação gostosa de que foi tudo verdade. É como se realmente, tudo aquilo tivesse acontecido... mas quem sabe se não aconteceu mesmo, por que a sensação é muito grande, e se foi, em outro plano, outra dimensão, sei lá...as vezes penso que é como em um estúdio de gravações, quando fechamos os olhos para sonhar, é como se estivessimos passando por vários lugares deste grande estúdio e lá acontecendo de tudo, só depende da sinopse do filme, ops... só depende do SONHO!!!

Nenhum comentário

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger