Rock And Roll


ROCK AND ROLL ou simplismente ROCK

Rock And Roll (Rock 'N' Roll) é um tipo de música que surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 1940 e início dos anos 1950, com raízes em sua maioria em gêneros musicais afro-americanos, e rapidamente se espalhou para o resto do mundo.

Os instrumentos mais comuns no rock and roll são uma ou duas guitarras elétricas (uma base e outra solo), um contrabaixo (depois de meados dos anos 1950, um baixo elétrico) e uma bateria. Nos primórdios do Rock And Roll, entre o final dos anos 1940 e início dos anos 1950, também se utilizava o piano ou o saxofone frequentemente como instrumentos bases, mas estes foram substituídos ou suplantados geralmente pela guitarra a partir da metade dos anos 1950.

A batida é essencialmente um Blues boogie - woogie com um contratempo acentuado, este último quase fornecido por uma caixa clara. A enorme popularidade e a visão no mundo inteiro do Rock And Roll, deu-lhe um impacto social único. Muito além de ser simplesmente um gênero musical, o Rock And Roll, como visto nos filmes e na televisão, e de acordo com a mídia que se desenvolvia naquela época, influenciou estilos de vida, moda, atitudes e linguagem. Ele começou a gerar vários sub-gêneros, muitas vezes sem o contratempo característico originário- que são mais propriamente chamados simplesmente Rock.

Possíveis Origens da Expressão: Em 1951, em Clevelend, Ohio, o DJ Alan Freed começou a tocar rhythm and blues para uma audiência multi-racial. Freed é creditado como o primeiro a utilizar a expressão "Rock And Roll" para descrever a música. No entanto, o termo já tinha sido introduzido ao público dos EUA, especialmente na letras de muitas gravações rhythm and blues. Três diferentes canções com o título "Rock And Roll", foram gravadas no final dos anos 1940: uma em 1947 por , outra por Wild Bill Moore, em 1948, e ainda outra em 1949 por Doles Dickens, e a expressão estava em constante uso nas letras de canções R&B da época. Um outro registo onde a frase foi repetida durante toda a canção foi em Rock and Roll Blues, gravado em 1949 por Erline "Rock And Roll" Harris.

A expressão foi também incluída nos anúncios para o filme Wabash Avenue, estrelado por Betty Grable e Victor Mature. Uma propaganda para o filme que circulou em 12 de abril de 1950 anunciou Ms. Grable como "The first lady of rock and roll" (A primeira dama do Rock And Roll) e Wabash Avenue como "The roaring street she rocked to fame" (A rua ruge, ela fez a fama).

Até então, a frase rocking and rolling (balançar e rolar), conforme uma gíria laica negra para dançar, apareceu em gravações pela primeira vez em 1922, na canção My Man Rocks Me Com Um Steady Roll, de Trxie Smith. Mesmo antes, em 1916, o termo rocking and rolling foi usado com uma conotação religiosa, no registro fonográfico de The Camp Meeting Jubilee, gravado por um quarteto masculino desconhecido.

A palavra rock teve uma longa história no idioma inglês como uma metáfora para to shake up, to disturb or to incite ("sacudir, perturbar ou incitar"). Em 1937, Chick Webb e Ella Fitzgerald gravaram "Rock It for Me", que incluía na letra o verso "So won't you satisfy my soul with the rock and roll" (Então, você não vai satisfazer a minha alma com o rock and roll.). Rocking era um termo usado por cantores negros gospel no Sul dos Estados Unidos para dizer algo semelhante ao êxtase espiritual. Pela década de 1940, no entanto, o termo foi usado como um duplo sentido, referindo-se pretensamente a dançar, mas também com o significado de implícito de sexo, como em "Good Rocking Tonight", de Roy Brown.

O verbo Roll era uma metáfora medieval que significava ter relações sexuais. Durante centenas de anos, escritores têm utilizado expressões como They had a roll in the hay ou I rolled her in the clover. Os termos eram muitas vezes utilizados em conjunto (rocking and rolling) para descrever o movimento de um navio no mar, por exemplo, como na canção Rock and Roll, das Irmãs Boswell, em 1934, que apareceu no filme Transatlantic Merry-Go-Round' (literalmente, Transatlântico Carrossel), naquele mesmo ano, e na canção "Rockin 'Rollin' Mama", de Buddy Jones, em 1939. O cantor country Tommy Scott se referia ao movimento de um trem na ferrovia em Rockin e Rollin, de 1951.

Uma versão alternativa alegação é a de que as origens de rocking and rolling pode ainda remontar aos trabalhadores que trabalhavam nas ferrovias Reconstruction South. Esses homens cantariam canções na batida do martelo para manter o ritmo do seu instrumento de trabalho. Ao final de cada linha em uma canção, os homens balançariam seus martelos para baixo para furar um buraco na rocha. Os shakers - homens que ocupavam as pontas de aço perfuradas pelo martelo humano - balançariam o prego para frente e para trás para limpar a pedra ou rolar, girando o prego para melhorar a "mordida" da broca.

(Texto acima > Wikipédia, revisado by Flah Oliveira)

- Emfim, é mais que um estilo, é mais que um gênero, é um marco na história, faz parte da vida, acompanha no dia - a - dia, é tão bom, que perdura, até hoje. Quem conhece não esquece, não vive sem, não fica sem...ele é expressão, é atitude, ele entende, até fala o que agente sente. Ele atravessou o tempo, viu um monte de coisas, fez parte de um monte coisas, acompanhou as tendências...faz compania, tá ali nas ressacas e nas alegrias, nas fossas, nos amores e nas dores... faz parte da história e está presente na vida de um monte de gente!
Quem é ele? E você ainda me pergunta: O BOM E VELHO ROCK AND ROLL!!!
O BOM E VELHO ROCK AND ROLL!!!

"É um menino tão sabido...Ele quer modificar o mundo, esse tal de:Roque Enrow! Roque Enrow!"
(Esse tal de Roque Enrow - Rita Lee)

Obs. > Para as mulheres que ouvem Rock And Roll: Vocês sabem qual a mulher que combina com o Rock And Roll? A Inteligente!!! Por que consegue curtir som pesado, sem perder seu lado feminino, sua leveza e sensibilidade... mas sabe quais homens entenderiam isso: os Inteligentes, é claro!!! (by http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=439407)




Um comentário

Unknown disse...

Flávia, I ♥ you *-*

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger